Angola mantém diligência para inscrever o Semba na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO
O Ministério da Cultura garantiu que se mantém empenhado no processo de inscrição do Semba, como Património Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Numa mensagem, tornada pública por ocasião do Dia Mundial da Dança — comemorado a 29 de Abril 2024 —, o ministro da Cultura, Filipe Zau, referiu que o reconhecimento do Semba, em 2023, enquanto música e dança, como Património Imaterial Nacional, “ilustra a importância que o executivo angolano dedica a esta arte performativa, a promover em Angola e também no estrangeiro”.
“Neste contexto, continuamos a diligenciar, no sentido de inscrever o Semba, tal como já ocorreu com os ‘Sona’, na lista indicativa da UNESCO, como Património Cultural Imaterial da Humanidade”, salienta o ministro na mensagem.
A propósito da efeméride, o Ministério da Cultura felicitou todos os grupos de dança de Angola, pela relevância que esta linguagem corporal representa, quer como manifestação artística, quer como riqueza patrimonial, dada a diversidade de estilos em presença.
O Dia Mundial da Dança é comemorado todos os anos a 29 de Abril, em homenagem ao coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). A data foi instituída pela UNESCO, em 1982.