Isto É Notícia

Angola conquista o Afrobasket 2025 e igual feito egípcio de conquistar quatro torneios sem derrotas

Partilhar conteúdo

A selecção nacional de basquetebol masculino alcançou um feito inédito neste domingo, 24, ao igualar o Egipto como uma das únicas nações a conquistar quatro edições do Afrobasket de forma invicta.

Os Palancas Negras venceram por uma larga margem (70-43) a sua congénere do Mali, que nunca antes tinha disputado uma final do torneio.

Passados 12 anos, desde a última consagração, Angola reafirmou a sua hegemonia ao conquistar, coincidentemente, o seu 12.º título no principal campeonato de selecções de basquetebol a nível do continente berço.

Incentivada pelos adeptos que apareceram em massa no Pavilhão Multiusos (arena do Kilamba), Angola regressou ao mais alto nível do basquetebol do continente.

Angola conquistou a final do Afrobasket 2025, que decorreu nas províncias de Luanda e do Namibe, com as Águias — uma das alcunhas da selecção do Mali — a nunca conseguirem encontrar um ritmo competitivo à altura de grande performance dos atletas nacionais, que forçou o ser adversário a atingir a marca dos dez pontos por quarto.

Além da conquista do título, é de Angola o melhor jogador do campeonato. Childe Dundão, jogador do Petro de Luanda, aclamado como herói pelo público, foi eleito jogador mais valioso da competição (MVP – Most Valuable Player, na sigla em inglês), depois de liderar a sua equipa com 16 pontos e cinco assistências na final.

Este 12.º título reforça a supremacia histórica de Angola no basquetebol africano e marca o renascimento de um grupo que não levantava o troféu desde 2013.

Eduardo Francisco, Selton Miguel, Gerson Gonçalves, Childe Dundão, João Fernandes, Abou Gakou, Silvio Sousa, Bruno Fernando, Kevin Kokila, Nilson Bango, Milton Valente e Braz Macachi foram os jogadores da selecção angolana convocados para este Afrobasket.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados