Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto arranca operações com voos de passageiros a partir de 10 Novembro
O Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto começa a operar com voos de passageiros já a partir do próximo dia 10 de Novembro. A decisão, tomada pelo Ministério dos Transportes, prevê uma mudança gradual, devendo o processo de transferência de voos domésticos e internacionais para a nova unidade aeroportuária estar concluído até 31 de Março de 2025.
Um decreto executivo, assinado pelo ministro dos Transportes, estabelece as fases 2 e 3 da transferência de voos de passageiros do actual Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIAAN), sendo o dia 10 de Novembro próximo, véspera do feriado que assinala o Dia da Independência Nacional, a data oficial para o início do processo.
No diploma, o titular da pasta dos Transportes refere que a TAAG – Linhas Aéreas de Angola deve iniciar os voos de passageiros nesta data, enquanto as restantes companhias devem efectuar a transferência de modo gradual até à data limite.
O AIAAN, que custou cerca de três mil milhões de dólares e começou a ser construído em 2013, foi inaugurado no dia 10 de Novembro de 2023 e tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano, um volume de tráfego cinco vezes superior ao do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
A antiga unidade aeroportuária, construída em 1954, baptizado à época com o nome de Aeroporto Presidente Craveiro Lopes, designação usada até à independência de Angola — quando passou a chamar-se Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro — deve passar a receber voos charter — operação de transporte aéreo comercial público e não regular, para o transporte de passageiros ou carga, com horário, origem e destino ajustados em função da demanda — e outro tipo de actividades, como a manutenção de aeronaves e formação de recursos humanos.