Transacções no canal Multicaixa Express atingem quase 20 biliões Kz em 2025
As operações na Rede Multicaixa Express totalizaram, em 2025, um montante na ordem dos quase 20 biliões de kwanzas, resultante de 2,1 mil milhões de transacções realizadas no período em referência. A informação foi avançada pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
De acordo com o relatório anual da EMIS, consultado por este portal, o canal Multicaixa Express foi o mais usado pelos angolanos, sendo responsável por 62% das operações na rede, o que comprova a preferência dos utilizadores pela plataforma.
Por outro lado, o instrumento de pagamento KWIK (transferências instantâneas) registou cerca de 35 milhões de transacções, um crescimento exponencial de 1000% face ao ano anterior.
Em volume financeiro, o canal, desenvolvido pelo Banco Nacional de Angola (BNA), movimentou aproximadamente 600 milhões de kwanzas, um aumento de 725% em relação ao período homólogo.
Ainda de acordo com a EMIS, os pagamentos por código QR, solução que promove a desmaterialização no retalho, ultrapassaram a barreira das 53 milhões de transacções.
Já o Sistema de Transferências a Crédito, direccionado a operações corporativas e de grande valor, registou um crescimento de 37,8% no valor transaccionado em 2025 face ao ano anterior.
No total, este sistema processou 22,7 biliões de kwanzas através de 31 milhões de operações, números considerados “sem precedentes” pela empresa e que reforçam o papel da EMIS na compensação financeira das actividades económicas no país.
Em geral, a Rede Multicaixa movimentou um total de 46 biliões de kwanzas, o que representa um crescimento de 31,2% em relação a 2024.
Em número de operações, foram realizadas 3,4 mil milhões na rede, um aumento de 47,9%. O recorde diário foi atingido no dia 24 de Dezembro de 2025, com 15,8 milhões de transacções processadas, período em que a capacidade da infra-estrutura foi testada e inúmeros cidadãos relataram falhas nos movimentos.