Isto É Notícia

Angola consegue renovar empréstimos com JPMorgan e garante um financiamento adicional de 500 milhões USD

Partilhar conteúdo

Angola acordou com o banco dos Estados Unidos da América (EUA) JPMorgan Chase a renovação de um empréstimo de mil milhões de dólares norte-americanos por três anos com juros de 8% e garantiu um financiamento adicional de 500 milhões de dólares.

De acordo com as declarações de uma fonte oficial do Ministério das Finanças à agência de informação financeira Bloomberg, o custo da linha de crédito original de mil milhões de dólares era de 9%, o que representa uma poupança de um ponto percentual face ao empréstimo original, contraído em 2024.

No final de Novembro, as Finanças já tinham divulgado que iam renovar o empréstimo com o credor norte-americano, aproveitando a descida dos custos de financiamento, que deram ao governo margem para negociar melhores condições com o JPMorgan e emitir nova dívida nos mercados internacionais, incluindo a contracção de um novo empréstimo junto do banco norte-americano no valor de 500 milhões de dólares.

Na altura, o director-geral da Unidade de Gestão da Dívida Pública, Dorivaldo Teixeira, revelou que o governo estava a estudar a possibilidade de adiar o reembolso do empréstimo, recorrendo a prerrogativas contratuais para evitar a concentração de pagamentos de dívida e optimizar a gestão das finanças públicas.

Recorde-se que, no terceiro trimestre de 2025, Angola angariou 1,75 mil milhão de dólares na sua primeira venda de Eurobonds em três anos, fixando o preço dos títulos a cinco e dez anos em 9,25% e 10,125%, respectivamente.

A dívida angolana deve aumentar para 63,2% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, face aos 62,4% previstos em 2025, de acordo com o Fundo Monetário Internacional.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados