Isto É Notícia

Segurança escolar de 60 anos é detido no Belas após denúncia de abusos sexuais contra aluna de nove anos

Partilhar conteúdo

Um segurança escolar, no município de Belas, em Luanda, foi detido, na semana passada, pelas autoridades policiais, por abusos sexuais contra uma menor de nove anos de idade, aluna da instituição onde o acusado presta serviços de guarda.

O caso, que chocou as autoridades municipais, é um dos destaques do balanço semanal do Instituto Nacional da Criança (INAC), que registou, através da linha de denúncia SOS Criança, um total de 788 denúncias de violência contra crianças em todo o país.

Dados avançados pela porta-voz do INAC, Rosalina Domingos, dão conta que o agressor, um segurança de 60 anos, teria se aproveitado da sua posição para aliciar a menor com uma quantia de 60 kwanzas.

O crime, entretanto, foi prontamente denunciado às autoridades locais, que espoletaram uma acção criminal que resultou na detenção imediata do acusado, que já se encontra a contas com a justiça.

Ainda na província de Luanda, mas no município do Sambizanga, registou-se um outro caso de abusos sexuais, envolvendo uma menor de 13 anos de idade, que, sob ameaça de uma faca, foi vítima de um vizinho de 27 anos de idade.

Na província do Icolo e Bengo, no município do Sequele, um outro caso de abuso sexual foi também registado, envolvendo um homem de 40 anos de idade, acusado de ter abusado uma adolescente de 16 anos, após aliciá-la com valores monetários.

Uíge com o maior saldo

Durante o período em referência, a província do Uíge registou o maior número de denúncias, 20 no total, das quais se destacada um caso de violência física, ocorrida no município sede, em que foi vítima uma criança de 13 anos de idade, acusada pela mãe de ter furtado cinco mil kwanzas.

O denunciante revelou que a agressora chegou a jogar a criança contra a parede e a sufocar a boca da vítima com os pés.

Do total de casos apresentados, 163 referem-se à fuga à paternidade e disputa de guarda, 159 de trabalho infantil, 84 de violência física e psicológica, 17 de abusos sexuais e outros.

O INAC informa que todas as denúncias foram encaminhadas aos comandos municipais e provinciais da Polícia Nacional, às direcções municipais e provinciais da Acção Social e aos serviços provinciais do INAC.

Para os casos de violência contra crianças, a direcção do INAC apela às populações a denunciarem através do terminal telefónico 15015 ou ainda através do site oficial da instituição: https://portaldacrianca.gov.ao/.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados