Receitas com as exportações de petróleo bruto caíram 22,24% no terceiro trimestre deste ano para 6,2 mil milhões USD
O país arrecadou, no terceiro trimestre deste ano, cerca de 6,2 mil milhões de dólares norte-americanos (5,2 biliões de kwanzas, no câmbio actual) com a exportação de petróleo bruto — uma diminuição de 22,24% se comparado com o período homólogo —, anunciou, nesta quinta-feira, 23, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet).
Angola exportou, segundo os dados sobre as exportações de petróleo bruto e gás no terceiro trimestre deste ano, cerca de 91 milhões de barris de petróleo, representando uma diminuição de 10,91%, em comparação com o terceiro trimestre de 2024.
Em declarações à imprensa, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, nesta quinta-feira, 23, destacou que, entre Julho e Setembro deste ano, o preço do Brent no mercado internacional apresentou uma trajectória volátil, com tendência de queda.
O governante referiu que houve, em relação ao segundo trimestre de 2025, um aumento quer no volume exportado, de 7,19%, quer no valor arrecadado, de 9,25%.
O responsável admitiu que vários desafios marcaram o último trimestre, nomeadamente questões geopolíticas e de mercado, que influenciaram a indústria petrolífera angolana, por exemplo, o preço de venda.
“Como notámos agora no terceiro trimestre, infelizmente, tivemos uma tendência de queda do preço, tivemos um preço datado médio de cerca de 69 dólares, inferior ao trimestre passado, mas, no geral, a coisa tem avançado”, tranquilizou.
O secretário de Estado para o Petróleo e Gás admitiu que o preço baixo terá influência nas receitas que o país conta receber para este ano, “mas há situações que podem levar a uma reversão da situação”, perspectivando melhorias e um “mercado mais estável”, com a assinatura de acordos entre Israel e o Hamas.
“Mas infelizmente existem grandes stocks de petróleo, nós temos agora a possibilidade de ter acesso a mais petróleo asiático, do lrão e de outros países, e isto poderá levar a uma queda maior do preço de petróleo. Mas, em termos de produção nacional, nós continuamos alinhados com o objectivo que é de produzir em média mais de um milhão de barris de petróleo por dia”, destacou.
No terceiro trimestre, Setembro foi o mês que registou menor volume de exportações, com 28,5 milhões de barris de petróleo, bem como de valor arrecadado, com 1,9 mil milhão de dólares norte-americanos.
A China continua a ser o principal destino das exportações petrolíferas angolanas, com 59,63%, seguido da Índia (8,59%), Indonésia (7,61%) e Espanha (4,13%).
No que se refere ao gás natural, os dados do governo apontam que foram exportadas cerca de 1,6 milhão de toneladas métricas, com destaque para o Gás Natural Liquefeito (LNG), que representou 88,62%, arrecadando o valor bruto de 900,7 milhões de dólares norte-americanos, maioritariamente exportado para a Ásia.