Cidadão maliano é detido pelo SIC após falsificar BI e passaporte angolanos para entrar nos EUA
Um cidadão maliano, que usava um Bilhete de Identidade e passaporte angolanos falsos, para tentar entrar nos Estados Unidos da América (EUA), foi detido, esta semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), após denúncia da Embaixada norte-americana.
Segundo uma nota do SIC, enviada à redacção deste portal, o homem de 33 anos solicitou um visto de entrada nos EUA. No momento, a embaixada constatou irregularidades em seus documentos e accionou de imediato o SIC.
“O homem, com identidade forjada, criou ainda uma empresa e abriu várias contas bancárias em diferentes bancos”, confirmou o director Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do SIC, Manuel Halaiwa.
De acordo com a nota, o cidadão, que actuava como comerciante no bairro Mártires do Kifangondo, em Luanda, é acusado dos crimes de atribuição de falsa qualidade, falsificação de documentos e imigração ilegal.
Em menos de três meses, este é o segundo caso que o SIC regista de cidadãos estrangeiros que se fazem passar por angolanos para conseguir entrar nos EUA, adquirindo documentos falsos em canais clandestinos.
Em Junho, um nigeriano usou o mesmo procedimento para imigrar para os EUA, mas foi igualmente apanhado em circunstâncias semelhantes.