Isto É Notícia

Números da cólera já ultrapassam os 600 casos no dia em que não se registou nenhuma morte

Partilhar conteúdo

O Ministério da Saúde (MINSA) revelou, no final da tarde desta segunda-feira, 21, que foram notificados mais 36 casos de cólera nas últimas 24 horas, perfazendo um agregado de 612 registos, distribuídos por quatro províncias, porém, sem nenhum registo de mortes.

Luanda continua a ser a província mais atingida, com 23 novos registos nas últimas 24 horas, dos quais 18 no município de Cacuaco, o epicentro do surto declarado a 7 de Janeiro deste ano.

Foram também notificados dez casos na província de Icolo e Bengo e três na do Bengo, enquanto Malanje não teve nenhum novo registo.

De acordo com o MINSA, actualmente, encontram-se internadas 80 pessoas com cólera.

No total, estão contabilizados, desde o início do surto, 612 casos em doentes com idades compreendidas entre os dois e os 81 anos. O grupo etário mais afectado é o dos dois aos nove anos, com 155 casos e dez óbitos do total já confirmados (29).

No fim-de-semana, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, prometeu estancar o surto da doença até Março próximo, promovendo uma maior concretização do trabalho comunitário e promoção da saúde, bem como melhorar o abastecimento de água potável, eliminar os focos de lixo, acelerar o tratamento precoce dos casos e adquirir mais vacinas.

Algumas entidades governamentais e as Forças Armadas Angolanas (FAA) montaram pequenos centros de hidratação nas áreas mais críticas, bem como centros de tratamento da cólera.

As autoridades sanitárias insistem no reforço da informação junto das populações, para que estas cumpram, de forma escrupulosa, todas as medidas de prevenção, como a lavagem regular das mãos, ferver a água durante 20 minutos ou adicionar cinco gotas de lixívia em cada litro de água, assim como lavar bem as frutas e legumes com água fervida ou tratada, entre outras.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados