Isto É Notícia

Recredit ultrapassa as expectativas em 2023 e recupera 30,9 mil milhões kz do crédito malparado do BPC

Partilhar conteúdo

A Recredit, empresa do Sector Empresarial Público, recuperou, durante o exercício económico de 2023, cerca de 30,9 mil milhões de kwanzas, correspondente a uma taxa de crédito malparado na ordem dos 18%, acima da meta estabelecida para o referido período.

Os números foram revelados nesta quarta-feira, 8, pelo presidente do Conselho de Administração da Recredit, Valter Barros, na abertura de uma conferência de imprensa que teve como objectivo principal a apresentação dos resultados obtidos durante o exercício económico de 2023.

“Estamos felizes porque conseguimos alcançar um resultado líquido de 48,9 mil milhões de kwanzas, com um crescimento de 23%, quer do activo como do capital próprio, comparativamente ao ano de 2022, tendo fortalecido a nossa posição financeira e melhorado a nossa eficiência em vários indicadores”, realçou.

Por sua vez, a administradora executiva da instituição, Mirian Ferreira, disse que, para o exercício económico de 2023, a Recredit apresenta no seu relatório de fundamentação um rácio de liquidez imediata de 19%, justificado pela estratégia de rentabilização dos recursos financeiros da empresa, um rácio de autonomia financeira de 100%, bem como uma rentabilidade do capital próprio de aproximadamente 18%, mantendo-se equiparada à média dos rácios apresentados pela banca nacional.

Para este ano, aquela instituição estatal manifestou o desejo de ver recuperado o crédito malparado na ordem dos 28,5 mil milhões de kwanzas.

Disse ainda que as contas de 2023 foram aprovadas pelos Auditores Externos (Ernest & Young) sem qualquer reserva.

Segundo Valter Barros, citado pelo Ministério das Finanças, estes resultados são um testemunho do compromisso da empresa com a sustentabilidade financeira e a criação de valor para os seus accionistas, muito embora, reconheceu, ainda haja desafios a serem superados.

“Identificamos áreas onde podemos melhorar ainda mais, como a optimização de processos, a monetização dos nossos activos imobiliários e a expansão dos nossos serviços para toda a banca nacional. Estamos comprometidos a abordar esses desafios de frente e a continuar a impulsionar o crescimento e a inovação na nossa empresa”, referiu o PCA da Recredit.

Importa realçar que a carteira global de crédito foi adquirida ao BPC ao valor de 288 mil milhões de kwanzas, dos quais, até ao final do ano de 2023, foram recuperados pela empresa cerca de 77 mil milhões, representando 27% do valor total investido.

Da composição da referida carteira de crédito resultam 476 processos, dos quais 327 já foram negociados ou continuam em tratamento, enquanto os outros 149 se encontram no Departamento de Contencioso, sendo que 38 deles tramitaram já para a acção judicial (tribunal), representando 73% do valor total dos processos do referido departamento.

A Recredit, empresa do Sector Empresarial Público, criada em 2016, tem a missão de recuperar crédito malparado adquirido ao BPC, gerir activos provenientes do negócio, bem como prestar serviços de recuperação de crédito a toda a banca nacional.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados